quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

IMAGINAÇÃO À MÃO DE QUEM QUISER PEGAR

Independente de vestibular, mas inclusa, a necessidade de imaginação se faz presente com força para provas de redação. Redação para alem da técnica. Estas podem ser seguidas perfeitamente, mas o que dizer?
Para escrever tem que saber dizer em linguagem escrita. Para se dizer de qualquer maneira ou jeito tem que se pensar. O pensamento tem vários compartimentos isolados ou encadeados. Podemos nos satisfazer em simplemsnete abrir o compartimento da memória. Para redação isto basta? O não é bem redondo. Mas podemos acionar a porta que solta o raciocínio. Assim fica completo? Mais ou menos.
Imaginar é uma forma de raciocinar. É um pensamento não ilusório, mas real com o que se pode criar, com o que já se tem armazenado de conhecimentos, com o que se tem necessidade para dizer.
Falemos da imaginação de forma ampla.
O Aurélio (dicionário, claro, esqueci que o blog é lido em outros recônditos da lingua portuguesa) diz que
s.f. Faculdade de representar objetos pelo pensamento: ter uma imaginação viva. / Faculdade de inventar, criar, conceber: artista de muita imaginação. / Opinião sem fundamento, absurda: isso é pura imaginação. / Resultado da faculdade de imaginar.



Prosseguindo não colocaremos a definição apresentada em dicionarios de psicologia, pois mais complicam do que explicam, mas falaremos que imaginação ocupa um espaço importante na vida da criança, pois é o meio para passar fronteiras de tempo e espaço, relacionar-se com pessoas, acontecimentos, coisas que estão alem de seu alcance. Podem tambem realizar proezas que superam os limites de sua verdadeira capacidade.
A imaginação é importante para o desenvolvimento social da criança, pois grande parte das brincadeiras em grupo  têm  cenarios e estórias de ficção.
Na vida afetiva pode ser o meio de satisfazer necessidades, desejos, esperanças e medos sem enfrentar os riscos da realidade.
O desenvolvimento motor é estimulado pela imaginação na medida que habilidades são adquiridas, praticadas em relação à conteudos de empreendimento imaginario. Subir em cadeiras, balançar-se, andar de bicileta e outras coisas.
Agora perguntamos se isto é fase restrita à infancia? Não!
De maneira diferente isto vai crescendo com a pessoa e incluindo mais necessidades e exigencias, não só propria e individual, como social, profissional que não deixam de trazer a auto-satisfação.
Quem não sonha acordado, quem não busca soluções por antecipação de fatos, por previsões, por dosagens do que poderia ser bom ou ruim, do que é possivel ou não?
Os turismos e demais propostas que a terceira idade anda vivendo não se fariam se o componente imaginação não estivesse aceso.
Ficar apenas na imaginação é problema, mas ela como ter ideia sobre o que não está presente e é necessária.
Imaginação não significa negação, ausência de sentido.
Imaginação é percepção, principalmente quando a mente não pode perceber tudo.
É uma forma de criatividade e é exigida por esta algo de imaginativo.
Ela exige originalidade, não que se faça apenas o corriqueiro o presumível, o já conhecido.
A imaginação deve ser incentivada na infancia. Se alguem pensa que incentivar a imaginação é incentivar mentiras, fantasias excessivas, está enganado. E para saber a realidade a imaginação pode ser um ponto de confronto. Mas ela tambem pode ser realidade.
O conselho é para através dos tempo nunca deixar a imaginação de lado.
O mundo profissional está exigente quanto a criatividade. Sem imaginação desista desta empreitada.
O mundo social precisa disto. Uma reunião de amigos com criatividade e imaginação é muito melhor.

Mas o que isto teria com jovens vestibulandos?
Numa redação você pode saber um fato de todos os jeitos. Pode tambem saber técnicas de redação de trás para frente, mas se o que escreve for sem imaginação, ela é apenas mais uma sem nada que lhe dê importancia.
Com certeza ninguem vai fantasiar um fato ocorrido destes que adoram ser temas de redação. Mas IMAGINAR um forma de apresentar aquele fato, dentro de algumas regras estabelecidas é o valor de uma boa redação.
Em temas como enxurradas, política, ecologia, diversidades, os fatos históricos, conhecimentos gerais, informes jornalísticos são importantes, mas como cada um conta com veracidade aquela historia é o ponto especial.
Solte sua imaginação!
Quem aprendeu na escola a desenvolver seu fator intelectual imaginação?
Se não aprenderam regras, devem ter lido bastante assistido programas, teatros, filmes, conheceram letras de músicas. Alguem imaginou para concretizar o que cada um viu, é só fazer isto tambem. Valorizar a imginação e claro ganhar de brinde maior criatividade.

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