quarta-feira, 6 de outubro de 2010

VOLTAMOS E DE AVIÃO!


Depois de tanto tempo sem postar nada, parecendo que estávamos de férias, mas na Maria Dobradura explicamos os motivos de muitos trabalhos e retornamos dizendo que de avião, mas por conta do origami de avião muito consultado no blog (DINAMISMO - TEMA 6) e que mais uma vez foi usado com SUCESSO em 30 de setembro 2010.
Em Recife aconteceu o Congresso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Pernambuco. A última apresentação foi de Cristiana Yoshida - Kity -  professora da UNIFESP de Diadema aqui em São Paulo. Ela estava em dúvida se aplicaria a técnica como entrada, começo de seu trabalho, pois eram 100 e poucas pessoas entre alunos e professores e achou que poderiam não receber bem, nem se entusiasmar com a atividade.
Mas foi em frente. Pediu que escrevessem o que esperavam de sua palestra, explicou a historia do vôo ou turismo cego e confeccionaram os aviões. Dá para imaginar o que são 100 aviões voando ao mesmo tempo!
Passando esta atividade a platéia estava em suas mãos para o trabalho - dito por uma professora de lá. Foi um trabalho feliz. Como avaliação final foi utilizada a estratégia da mala de viagem - tambem já postado neste blog (DINAMISMO - TEMA 8)
  e pelo visto todos foram felizes para sempre. Quem participou da empreitada como assistente ou coordenador da palestra.
A cada dia somos informados mais e mais da utilização destas estratégias. O avião continua sucesso de concentração de aprendizagem, coordenação de atividade e facilitação de aprendizagem. Ufa!!!

Um comentário:

  1. Um avião levou a palesrante Profa. Kity Yoshida daqui de Recife, mas a técnica do avião aplicada por ela ficou em uma das malas deixada (sem direito a devolução). A mesma técnica foi aplicada por uma professora participante da palestra que transformou uma aula de genética para engenheiros, que poderia ser bastante complicada em um grande sucesso. Ainda bem que a dúvida de aplicar a técnica do avião (tentar o diferente) no encerrameto da Sem. de Eng. de Alimetnos (UFPE)em um auditório com quase 150 pessoas (engeheiros, químicos, professores e estudantes) não tenha tirado a coragem de arriscar. Os participantes daquele dia agradecem.

    E gostaria de aproveitar para dar meus parabéns pelo blog. Se antes era uma grande admiradora dos livros, agora me tornei uma seguidora do blog.

    ResponderExcluir