segunda-feira, 25 de outubro de 2010

VESTIBULAR - RELAXAMENTO PARA CANDIDATOS A EXAMES EM GERAL

É muito comum uma certa preocupação que pode chegar até o mais horrendo pavor diante de uma exame, prova, seleção etc.
Este medo, para alguns, pode persistir mesmo quando se tem certeza de que pelo menos 80% de conhecimentos estão garantidos.
Citando alguns casos deste gênero.
Medo de provas relacionadas a matéria de exatas durante o colegial e que seria provavelmente transportada para o vestibular.
Medo de um exame chamado OAB. Mesmo que bem preparado, capaz e sabendo que pesoas que fazem este exame podem escrever Tribunal de Ossada, em vez de Alçada. E aí nem é concorrência, é ser ou não aprovado, é uma batalha apenas consigo mesmo.
Medo de dinâmicas de grupo que ninguem sabe como, o que será avaliado e menos ainda das "intenções" daquele examinador, seja psicólogo ou outro profissional de RH.
E como medos podem se espalhar há vários outros neste mercado gratuito, que ninguem quer comprá-los, mas sem saber como os adquire.

Medo de dar "aquele branco" na memória ou aquele nó no
estômago, ou ainda aquela nuvem preta que paira sobre a cabeça, podendo ou não ser uma ameça.
Com certeza não há nenhum remédio de farmácia, nem de ervas naturais ou sobrenaturais para vencer estes medos. E uma terapía pode não ser a solução adequada ao pouco tempo de que se dispõe para a tal data. Menos ainda, dispor de verba para acabar com algo que pode parecer ser um simples medinho.
Muitas vezes pode ser um simples medinho que vira pedrinha no alto da montanha de neve e vem descendo. Então deve ser encarado com atenção e procurar dispor de meios mentais e físicos para aliviar esta questão.
É ruim ficar sugerindo algo como faça isto e será eternamente feliz, porque isto não existe. Nem a eterna felicidade, nem a solução mágica.
Mas é perfeitamente possivel dedicar algum periodo do dia ou em determinados momentos, para escutar o que está se dizendo a si mesmo e tentar mudar este discurso ou palavreado interno que machuca e muito.
Em primeiro lugar, pense que não se é o único. Sempre haverá outros milhares na sua situação. Total isenção de preocupação, se houver, alem de pouquissimos casos, ainda podem ser mentira!
O que fazer.
Primeiro lugar enfrentar e equipar corpo e mente, raciocinio e emoções para a empreitada.
As atividades mentais sugeridas são relaxamento e reflexão.
O recurso utilizado é tempo, pelo menos 10 minutos para um relaxamento corporal progressivo. Mais tempo, talvez lhe traga inquietação, então descubra seu tempo para conseguir pensar em algo positivo e diferente.
1-Para este relaxamento corporal progressivo sente-se ou se deite confortavelmente e comece sentindo desde a ponta de seus pés, esforce-se para isto e chegue até o couro cabeludo. Permaneça um pouco de tempo e então comece a vizualizar em sua mente resultados positivos durante a execução da prova ou tarefa e vá conseguindo até esta mentalização proporcionar uma visão do resultado final positivo.
Quando sair deste relaxamento tambem reflita sobre sua bagagem cultural e específica. Fará bem para sentir-se seguro e/ou retomar a arrumação desta bagagem. Uma coisa leva a outra.
2- Relaxamento a "frio". Pode ser que voce necessite este recurso sem dispor de uma poltrona confortável, um sofá sonolento ou uma cama por perto. Então, conduza sua cabeça para pensar desta forma que busca solução positiva, onde estiver. Saiba que você não estará hipnotizado, mas evite fazer isto cortando frutas, atravessando a rua e em outros cenários que necessitam atenção total.
3- Técnica da FOTOGRAFIA SUBSTITUÍDA.
Esta técnica bastante utilizada e fácil, vem da Psiconeurolinguistica (PNL).
Imagine voce na sua ansiedade ruim achando que não conseguirá decifrar aquela prova que tem em mãos... Conseguiu esta mentalização agora transforme esta cena como se fosse um fotografia que alguem tirou e voce a vê. Agora imagine o que acontece se muita luz for colocada naquela foto. Vai colocando mais e mais luminosidade na tal foto e veja o que acontece... A probabilidade é que voce veja um papel em branco na sua mentalização ou um papel todo escuro, porque a foto queimou, estragou... Agora substitua este papel sem cenário por um outro em que voce vizualiza o momento da prova ou tarefa em que voce vê uma pessoa tranquila realizando com certa facilidade e felicidade (estampe um meio sorriso) vivenciando a mesma situação. A pessoa no caso é voce, não esqueça! A foto está ótima colorida ou em branco e preto, mas é uma foto sua que você guardará na mente e a utilizará sempre que se sentir ameaçado por este futuro de brancos mentais ou incapacidade de realizações.

4- PAISAGEM PESSOAL
 Outra atividade mental relaxante é voce pensar numa paisagem pessoal. Pense em paisagens que voce viu ao vivo, ou em fotos, filmes e que lhe tragam uma visão de paz, alegria. Faça desta paisagem um recurso, um local mental, para onde possa se dirigir para recarregar suas baterias.

5- COR PREFERIDA
Uma atividade mental, mas rápida ainda e imaginar uma grande tela onde há apenas um cor e suas nuances. Mas tem que ser uma cor que para voce signifique cor relaxante. Para muitos é o lilás, para outros é o "tudo azul", para outros pode ser até o vermelho. Cada qual tem uma cor que aliás pode ser mudada quando quiser.

6- Lembre-se de com regularidade distender seus músculos. Levantar, esticar-se, dobrar-se, andar, correr, respirar pensando neste ar que entra e sai etc.

7- LANCHES LEVES E DESCONTRAIDOS
Alimente-se adequadamente, sem muita "porcaria" (diga-se saquinhos de salgadinhos, refrigerantes etc.). Aproveite o tempo deste lanchinho para um telefonema, uma espiada na TV, ler o jornal etc.

8- MANTRAS  - ALAVANCANDO A MENTE
Mantra - do sânscrito Man mente e Tra alavanca - é uma sílaba, palavra ou prece. Originalmente em sânscrito. Os mantras  são bastante utilizados no hinduísmo e no budismo.
Os mantras Tibetanos são entoados como orações, repetidas como algumas orações do cristianismo. 
Estes sons, palavras enquanto mantra devem ter um poder específico. Em nosso caso devem facilitar a segurança em si, auto-confiança, tranquilidade, certeza, etc. S
Já está se estudanto para vestibular ou alguma prova, então não dá para aprender sânscrito, japonês, chinês ou qualquer outra lingua e se adaptar a alguma religião para dizer os mantras. Fale na sua própria língua, na sua própria religião, mas algo que voce precisa alcançar rápido. Discursos de várias palavras não darão certo. Frases longas não são indicadas. Se voce conseguir repetir determinada frase, aquilo vai ficando automático e acaba se derivando numa palavra só. Por exemplo: eu estou seguro e em paz. Na medida que isto for sendo repetido pode ficar apenas duas palavra seguro e paz ou apenas paz. Descubra seu mantra que o levará à concentração e aumento de energia e até a um sono tranquilo. Parece que uma energia provocada pelo mantra chama a outra e o cérebro tem um bom funcionamento. Não pretenda ser um monge ou alguma coisa parecida, apenas garanta sua prova bem realizada e positiva. Mas se quiser investigue mais sobre mantras na internet.

Hoje ficam estas sugetões e aguardem outras para amanhã:
- TEMPLO CHINÊS
- VIAGEM NO MAR
- SACO DE EMOÇÕES

FRASES - Não fui eu quem escrevi, mas chegaram a mim sem autor e nem sei de toda a potência das mesmas, mas procuro acreditar. tente tambem.
1- "Se voce acreditar numa coisa, ela se realizará, pense voce nela ou não".
2- " Repita sempre - a paz e a sabedoria inundam minha mente e meu coração".

PEDIDO:- Caso alguem tenha alguma sugestão deste tipo ou outros, envie para que possamos "trocar" idéias sugestivas e positivas com todos os leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário