segunda-feira, 18 de outubro de 2010

BIODIVERSIDADE E ORIGAMI


No ultimo dia 14 tivemos uma experiência diferente e extremamente agradável.
Acostumada a incluir origamis em reuniões e treinamentos educacionais recebi o convite de Cida Afonso da escola CRIEM para participar de um encontro de professores, que estão trabalhando BIODIVERSIDADE durante todo o ano. Mas em nossa participação o recurso eram os origamis.
Não entendendo de Biodiversidade para falar ou justificar qualquer coisa, mesmo que origamis, em seu nome, mas fizemos o que gostamos demais de fazer. Pesquisamos e fomos aprender. Desafios, percebo que não tem limites enquanto idade.
Descobri, confesso que não sabia que este ano é o Ano Internacional da Biodoversidade. Primeiro ponto ganho.
Ao mesmo tempo descobrimos que agora em outubro, precisamente começa hoje - dia 18 - em Nagoya no Japão o encontro mundial de biodiversidade. A cidade japonesa Nagoya será sede da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade. O símbolo do encontro é origamis de animais ao redor de um homem e de uma criança - a vida humana em harmonia com a natureza. Daí vem o segundo ponto ganho.
Mas ganhamos ainda um 3o. ponto em aprendizagem. O Green Peace da Austrália lançou em janeiro deste ano uma forma de protestar com a matança das baleias, do quel o Japão é campeão. E o protesto consiste em enviar uma baleia de origami - virtual - com um recado para o Primeiro Ministro Japonês.
Entre no site. Vale a pena! E envie uma baleia virtual criada por você. Agradeço ao CRIEM esta oportunidade de participação. se não fossem elas motivarem para o assunto, não saberia.
Mas continuamos ganhando pontos. Planejando um trabalho que atingiria professores de infantil e ensino fundamental queríamos algo que tambem pudesse ser utilizado em diferentes ocasiões por eles.
Já tínhamos a baleia (consta do blog da Maria Dobradura), para ensinar e fazer algo produtivo.
Tínhamos árvores em origami, a escola tem como logo tres pinheiros. Colocamos um origami fácil da gota d'água. A formação dos rios, gotas animadas, serviriam inclusive de crachá.
Na pesquisa que fizemos apareceu no google uma tal de ASSOCIAÇÃO AMBIENTAL MORCEGO LIVRE. Interessante, bastante amoroso com os bichinhos, justificando a defesa de sua espécie e com o dia das bruxas se aproximando incluimos um morcego de origami, já que ele estava com tudo enquanto ecossistema.
Foi nosso 4o. ponto ganho em aprendizagem.
Incluimos estrelas de origami, lastimando a poluição do ar que embaça nossas visões noturnas.
E incluimos um elefante que cja espécie é ameaçada por causa do marfim financeiro.

Aproveitamos e colocacamos o origami de saquinho/copinho de batatas fritas. Defendemos a batata e o copinho enquanto um elemento a ser considerado para tomar água e sua adaptação para que se façam forros para lata de lixo com folhas de jornal que nada mais são do que nossos velhos modelos de copinhos.

Tínhamos os elementos água, animais aquáticos, animais terrestres, cuidado com o lixo, firmamento e o ser humano fizemos tres meninas/fadinhas das três raças.

Temos todos os modelos no Maria Dobradura, na postagem de 18/10/2010 com o nome ORIGAMI E BIODIVERSIDADE.
http://mariadobradura.blogspot.com/

Mas e nossa reunião como foi?
Tínhamos um tempo pequeno numa reunião de professores.
Uma reunião, como já vivi muitas, com professores que começaram a trabalhar doze horas antes disso, estavam cansados e até famintos, pois em seguida seria a festa dos professores da escola.

Como PRIMEIRA ETAPA teríamos que descontrair e trazer este pessoal para o contexto biodiversidade e origamis.
Fizemos a opção.  Embarcamos em nosso famoso...AVIÃO!
Foi solicitado que escrevessem cada um na sua folha o que achavam que faríamos naquele momento. A resposta ORIGAMI era óbvia demais e escreveram outras coisas. Depois fomos construindo o avião aos poucos para que advinhassem o que estavamos fazendo. A curiosidade levantou alguns temas, mas logo perceberam que era uma avião. O espaço era ótimo causando o espanto agradável de mais de 30 aviões cruzando para todos os lados. Não teve como não despertarem, se entusiasmarem e quererem continuar na jogada.
Na SEGUNDA ETAPA - falamos da curiosidade despertada em saber o que origami e biodiversidade teriam em comum para aquele momento, sem ser falar de reciclagem e aproveitamento de papel.
Outro assunto desta segunda etapa foi a riqueza de situações e explicações desde o logotipo do ano internacional da biodiversidade, das baleias/abaixo assinado do Greenpeace australiano, do morcegos livres, dos copinhos saquinhos de lixo, da água etc.
Na TERCEIRA ETAPA - levamos prontas 8 sacolinhas (tipo loja-18x15x10) cada uma com um origami colado do lado externo com nossos motivos - baleia, elefante, gota d'água, árvores, estrela, morcego, copinho/saquinho de batatas e meninas/fadinhas. No interior das sacolinhas estavam os diagramas, papeis necessarios para que cada participante do grupo pudesse confeccionar seu origami. No caso da baleinha palitos de madeira para adaptar a leques. Na sacolinha morcegos colocamos a explicação da Associação dos Morcegos livres, nos copinhos imagens da sequencia como saquinhos forradores de lixo. Já tendo falado dos motivos perguntamos quem gostaria de trabalhar com cada um dos elementos e distribuimos as sacolinhas por grupo.
QUARTA ETAPA- os grupos se formaram (a Cida e a Mônica têm o dom de intervenção rápida para isto) e trabalharam incrivelmente rápidos e corretos, realizando até origamis mais dificeis que constavam nas sacolas como sugestões posteriores. Na medida que cada um terminava seu origami eles eram "espetados" numa grande bola de isopor - que depois seria transformada em globo terrestre, com pinturas de mãozinhas de crianças nos tons azul e verde.
QUINTA ETAPA - ao visual alegre e colorido dos origamis espetados colocamos os últimos que foram as três meinas/fadas das três raças colocadas representando o homem num biossistema saudável.
O trabalho na CRIEM foi muito bom, minha avaliação pode até  parecer suspeita, mas foi a realidade. Mas ficam aqui sugestões para outras escolas adotarem estes procedimentos e expandirem para seus alunos. O origami faz sentir e na proposta de pensar e fazer dá a sensação de EU POSSO fazer alguma coisa.

Falha - não consigo pensar em fotos durante o processo de trabalho.
Se conseguir alguma coisa, coloco.



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