quinta-feira, 15 de julho de 2010

ORIGAMI PARA VESTIBULANDOS - 1000 TSURUS

sexta-feira, 4 de junho de 2010



ORIGAMI PARA VESTIBULANDOS - 1000 TSURUS


Há uma lenda no Japão, muito antiga, de que o pássaro tsuru (grou)vive 1000 anos. E tem mais. Quem fizer 1000 tsurus de origami e expressar um desejo, este acontecerá.
A historia ficou difundida mesmo, tanto para o Japão quanto para o mundo ocidental, quando Sadako Sassaki moradora de Hiroshima que por ocasião do lançamento da bomba tinha 2 anos e nada sofreu, passado alguns anos apresentou leucemia, uma das terríveis doenças sequela da bomba atômica.
Uma amiga lhe falou sobre a lenda e elas começaram a confeccionar os 1000 tsurus. Sadako infelizmente morreu antes de completar os tsurus. Mas seus amigos completaram e levaram para seu sepultamento.
A partir dai, esses mesmos amigos iniciaram um movimento de confeccionar tsurus para todas as crianças vítimas como Sadako. E o movimento cresceu bastante. Praticamente todas as escolas do Japão contribuiram para confecção de tsurus no lançamento da Praça da Paz em Hiroshima, onde há a estátua de Sadako. O tsuru é considerado o pássaro da paz.
Sadako perseverou e fez tsurus até seu final de vida. E deixou a lição que agora acompanha tanta gente.

Particularmente não acreditamos que, apenas, fazendo 1000 origamis se consiga realizar desejos. Mas assim mesmo já fizemos mais de uma vez. Acreditamos é que na medida que nos dispomos a realizar 1000 objetos semelhantes estamos nos concentrando no que desejamos. Mesmo que faça tsurus sem pensar a cada vez pelo que estamos fazendo, em nosso inconsciente sabemos e se pararmos para nos perguntar por que estamos fazendo tal coisa, a resposta é imediata.
Talvez acreditamos mais na força, concentração de pensamento e ação para alcançar o que desejamos.


Um dos grandes desafios e desejo lá no Japão é alcançar a entrada em boas escolas, empregos. Mesmo no Brasil toda vez que começa o tempo de vestibular há alguma reportagem de estudantes, na sua maioria descendentes de orientais que fazem os 1000 tsurus.


Há papeis japoneses que tem estampado o kanji (ideograma) para entrada em vestibular. Mas há muito tempo não vemos isto por aqui. Havia na Livraria Fonomag nos anos 90.
Mas há em várias papelarias especializadas a venda de caixinhas já com 1000 papeis coloridos (japoneses e coreanos) para se fazerem os tais tsurus. Em geral são feitos na medida quadrada de 7,5 cm de lado.
Tambem é possivel se optar por papeis brancos. Numa folha de papel sulfite A4(oficio), mesmo em cores neste tamanho você poderá conseguir pelo menos 6 papeis para tsurus (e sobra papel). Se dividir em papeis de 7X7 terá 12 papeis. Totalizam 84 folhas A4 para os 1000 tsurus.
Pode-se criar um grande móbile, colocá-los numa caixa, enfim a arte final fica por conta da alegria e criatividade de quem consegue fazer os 1000 tsurus. Teve uma pessoa que jogou num rio da França, visto que papeis são materiais bem solúveis (não sabemos se é recomendável). Já vimos aquário desativado para peixes com luzes internas e tudo, cheinho de tsurus coloridos.
Este tipo de móbile (figuras lá no alto) feito com tsurus, miçangas, cristais e aplicados num aro circular de metal têm uma leveza visual e física excelente. Quando bate o vento ele é um verdadeiro carrossel girando e conforme aumenta a velocidade abre a roda (a Mônica Poyares deve amar um móbile assim). O tipo de papel aqui utilizado e nos 1000 tsurus acima foi papel vegetal que no tamanho A4 foi cortado no tamanho de 9X9, 4 tsurus por folha e o que restou da folha foi aproveitado para outros trabalhos.

Calculando que você comece a fazer seus 1000 tsurus para entrar numa boa faculdade agora em junho, até dezembro você poderá confeccionar a média de 167 tsurus por mes. Quarenta e dois por semana ou seis por dia. Pegando o jeito voce faz com um pé nas costas (nem tente!) e em locais onde for permitido (nem todo professor ou chefe permite). Há pessoas que, fazendo origamis fáceis e já bem práticas, conseguem se concentrar melhor. Agora, fazer 1000 tsurus, não prestar atenção em aulas e nem estudar, não há origami que salve a situação.


Se alguem estiver pensando que não tem paciência para fazer isto uma informação. Não precisa ser paciente para fazer origami. Entre com as mãos e cérebro que o origami lhe trará a paciência.
Abaixo um site com boa explicação através de video de como se faz o tsuru.
http://www.aprendendojapones.com/2009/09/13/tsuru-origami/

Nenhum comentário:

Postar um comentário