terça-feira, 13 de julho de 2010

DINAMISMO EM AULAS E TREINAMENTOS - ESTRATÉGIA DA MALA DE VIAGEM -

Originalmente postado por MARIA DOBRADURA em 18/01/2010, agora com reformulações

MALA DE VIAGEM E BOA ATERRIZAGEM NA APRENDIZAGEM
Nosso assunto ainda é a concentração para que todos embarquem juntos naquele mesmo momento.

A atividade da mala de viagem tem esse objetivo de provocar expectativas e ao final fazer um balanço do acontecido em si mesmo e também dar o feedback necessário ao professor ou coordenador de curso.



ETAPAS ANTERIORES À AULA - o professor ou coordenador pode preparar um papel em branco onde se desenha e recorta (optativo) uma mala de viagem. O espaço de meia sulfite (A4) é suficiente. Se quiser caprichar deixe o papel recortado e dobrado, assim pode se escrever nas páginas interiores - dentro da mala. Se não tive tempo, habilidade ou qualquer outra desculpa viável, apenas entregue uma folha e peça que desenhem cada um sua própria mala com espaço interior.



HORA DA ATIVIDADE
1- Diga qual o assunto em questão (sempre se pode escrever na lousa ou quadro) - tema da aula ou curso.


2- Distribuir os papeis ou malas para os participantes (aluno é participante, mas é interessante ressaltar que o professor também).


3- Pedir que escrevam o que estão trazendo na bagagem para aquela aula. Traduzir expectativas ou sentimentos. Exemplos - trazendo preguiça, vontade de aprender, sono, irritação, interesse pelo assunto etc. Pode pedir que listem três situações.


4- Pedir que assinem ou identifiquem sua bagagem.


5- O material é recolhido e o professor ou coordenador pode ler algumas situações. Se tiver tempo elege um número maior e faz uma estatística de sentimentos e expectativas no quadro. OBS:- isto interessa e coloca a todos pelo menos na mesma viagem.


6- Processa-se a atividade de aprendizagem conforme o planejado.


7- No final devolve-se a mala/papel e cada um escreverá o que está levando de volta desta situação em sua bagagem enquanto sentimentos e aprendizagens.


8- Se houver tempo e interesse, ao acaso, solicita-se quem deseja ler sobre sua bagagem.


OBSERVAÇÃO: alem de trazer todos para o mesmo espaço de aula ou aprendizagem, o professor terá cuidado em apresentar um ensino de maior qualidade, pois ele mesmo estará com a avaliação presente desde o incio de seu trabalho.


IMPORTANTE - Com certeza estas tarefas não são algo mais e pesado na vida atribulada e sofrida do professor. Ele vai se imbuindo destas atribuições e agindo assim em muitas outras situações e sem nenhuma dor e contra-indicação.

RESUMINDO - uma boa viagem é aquela em que levamos uma mala normal e voltamos com ela cheia e mais várias sacolas na mão.
Observando - na UNICAMP Semana de Engenharia de Alimentos em julho de 2010 esta estratégia foi usada numa das palestras.

NEM TÃO Á PARTE - Vamos oferecer um modelo de origami de uma sacolinha (como de compras), mas tambem muito usadas quando se volta de viagem. No blog da Maria Dobradura http://mariadobradura.blogspot.com/, item SACOLINHAS DE PÁSCOA postado no dia 30/03/2010. Ou ainda, mais fácil o SACOLINHAS PARA PRESENTE postado nodia 11/06/2010.
Os origamis podem servir para descontrair ou aquecer o momento, mas precisa de mais tempo e alguma experiência. Se não dispuser disto opte pela mala desenhada mesmo.
Bom trabalho, bom divertimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário